O Projeto

    Não Consta no Mapa é um projeto do Coletivo Território B, contemplado pelo Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, 24a edição, e que começou a ser executado em maio deste ano (2014).

    É um processo conjunto de intervenções e montagem teatral, acontecendo em relação direta com ocupações por moradia, sendo esta relação o motor que gera conteúdo e forma para a produção artística do grupo.

    A pesquisa gira em torno de um conjunto de conceitos, noções e práticas diversas: espaço, espaço público, espaço cênico, direito de uso do espaço, território banal e território normatizado, intervenção urbana, signos, ícones, cultura etc. Esses termos apenas esboçam o universo em que o Coletivo Território B vem se embrenhando, com sua pesquisa de campo, sua prática artística e aprofundamentos teóricos. Milton Santos, Hakin Bey, Augusto Boal e outras figuras e coletivos estão entre nossos “interlocutores/provocadores”.

    Como parte do processo, Não Consta no Mapa inclui uma série de atividades abertas, de acordo com um princípio de processo público. São atividades artísticas diversas, oferecidas gratuitamente aos moradores das ocupações e a artistas de outros coletivos, primeiramente, mas na verdade para todos os interessados. Entre essas atividades estão as Oficinas de Teatro do Oprimido, com Armindo Pinto, e os Ateliês de Música e de Cultura Visual (por integrantes do Coletivo Território B).

    Serão onze meses de trabalho, com a pesquisa e a prática de intervenções, urbanas, artísticas, nas ocupações por moradia, ou fora delas mas sobre suas temáticas, na companhia de seus moradores, juntamente com eles, enquanto realizaremos as atividades que, juntas, prepararão o grupo para a realização de uma dramaturgia nascida de todo o processo. A pesquisa dramatúrgica está sob a coordenação de Daniela Giampietro (Companhia Estável de Teatro), e a direção da montagem é da Rafaela Carneiro (Brava Companhia). Nos meses seguintes, o projeto se concentra na realização desta montagem e nas suas apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário